Resultado dos trabalhos adiados para 13 de fevereiro de 2017!
APRESENTA:
Sorria para a Matemática.
A vida vai sorrir de volta para você.
de 27 a 30 de abril

SUBMISSÃO DE TRABALHOS ENCERRADA.

Fique de olho na divulgação dos resultados aqui no site.

Regulamento da Seleção de Trabalhos

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA em conjunto com a Sociedade Brasileira de MatemáticaSBM, ambos com sede na Estrada Dona Castorina nº. 110, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22.460-320, inscritos no CNPJ/MF, respectivamente, sob os nºs 03.447.568/0001-43 e 42.180.794/0001-62 (doravante, em conjunto, Organizadores), por meio deste Regulamento, tornam público os termos e condições do Processo de Seleção dos trabalhos (doravante Trabalho(s))que poderão vir a ser apresentados no Festival da Matemática (doravante Festival da Matemática ou simplesmente Festival).

1.     O Festival da Matemática

1.1.          O Festival da Matemática, evento integrante do Biênio da Matemática no Brasil (2017 / 2018), ocorrerá na Cidade do Rio de Janeiro, RJ, de 27 a 30.04.17, e faz parte do conjunto de iniciativas desenvolvidas pela SBM e IMPA visando a popularização da Matemática junto ao grande público, notadamente crianças e jovens que cursem do ensino fundamental ao ensino universitário e suas famílias.

1.2.          As atividades a serem desenvolvidas no Festival – através de práticas lúdicas e de explanações que despertem o interesse do público visitante – buscam despertar o interesse pela Matemática, a percepção de sua importância e presença em cada aspecto da atualidade (inclusive e em especial na vida cotidiana) e desfazer o preconceito e a aversão que se verificam em relação a esta ciência.

1.3.          Os Organizadores divulgarão, oportunamente, neste site, os dois ou mais locais de realização do Festival cujo funcionamento para o público tem, provisoriamente, a seguinte programação:

                27 e 28 de abril de 2017 (quinta e sexta-feira), das 09h00 às 17h00

                29 e 30 de abril de 2017 (sábado e domingo), das 10h00 às 19h00.

1.4.          Os Organizadores, a seu exclusivo critério, poderão alterar, a qualquer tempo, os locais, dias e horários programados, caso em que comunicarão tais alterações, com a devida antecedência, a todos os que forem selecionados, via e-mail e/ou outro meio hábil.

2.     Condições Básicas para Participação

2.1.          Todo aquele que se proponha a apresentar algum Trabalho no Festival da Matemática, deforma irretratável, irrevogável e incondicional, desde logo aceita:

a.       Inteirar-se acerca dos objetivos, conceito e estruturação do Festival – que podem ser conhecidos nas demais páginas deste site (www.festivaldamatematica.org.br) –, assim como elaborar e apresentar seu Trabalho de conformidade com tais parâmetros.

b.      Os termos e condições deste Regulamento e, uma vez selecionado, os termos e condições do Manual do Participante do Festival.

c.       Que os sons e imagens da apresentação do Trabalho no Festival sejam gravados e desde já cedidos aos Organizadores que, em concedendo os créditos da autoria, deles poderão fazer qualquer tipo de uso, inclusive comunicação ao público em geral para todo e qualquer fim, sem qualquer pagamento nem limitação de local, veículo, meio tecnológico, tempo ou forma.

d.      Que os Organizadores façam, sem qualquer pagamento, depois da apresentação no Festival, todo tipo de adaptação, melhoria, variações, aplicações e uso do conteúdo do Trabalho apresentado, notadamente para o alcançamento dos objetivos descritos nos itens 1.1 e 1.2 deste Regulamento.

e.       Não incluir nos materiais ou conteúdo do Trabalho, nem fazer – direta ou indiretamente – durante a sua apresentação no Festival, tipo algum de manifestação político-partidária, religiosa, comercial (i.e., propaganda, merchandising ou afim), antagônica aos Organizadores e/ou a quaisquer outras pessoas jurídicas ou naturais; que contenha termos obscenos ou apologia a ilegalidades ou, ainda, que propugne ações, princípios ou ideias que não se coadunem com a ética, moral e comportamento social geralmente aceitos na sociedade brasileira.

f.        Que será admitida a inclusão, na apresentação/material do Trabalho ou no espaço ocupado, única e tão-somente dos nomes dos seus autores / desenvolvedores e das instituições de ensino ou pesquisa a que, eventualmente, estejam os mesmos vinculados (sendo certo, todavia, que para propor / apresentar Trabalho, não é requisito haver vinculação com instituição alguma). Não obstante, fica assegurado aos Organizadores o direito de incluir em qualquer material do Festival da Matemática e nos locais de realização deste, as suas marcas/ nomes, assim como as de seus eventuais patrocinadores, apoiadores e afins.

g.      Responsabilizar-se, inteira e pessoalmente, com/por todos os custos e encargos necessários ou decorrentes de sua participação no Festival, em especial: (i) os de produção do Trabalho a ser apresentado; (ii) os de transporte aéreo e/ou terrestre (ida e volta) de pessoas e coisas até o local de apresentação do Trabalho; (iii) os de alimentação e hospedagem e (iii) todos e quaisquer danos e/ou prejuízos (materiais e/ou morais) que causar aos Organizadores e/ou a terceiros.

2.2.          O autor do Trabalho selecionado será solicitado a assinar e entregar aos Organizadores, no prazo por estes fixado, o documento de aceitação dos termos e condições do Manual do Participante e um Termo de Cessão de Direitos detalhando o disposto nas letras “c” e “d” do item 2.1 acima. A falta de entrega desses documentos no prazo fixado, expressará a desistência do autor do Trabalho em participar do Festival e implicará na sua substituição por outro, sem qualquer direito de ação ou indenização / ressarcimento por parte dos Organizadores.

2.3.          Na hipótese de Trabalho criado e/ou desenvolvido em coautoria, um (e só um) dos coautores, mediante autorização expressa, deverá representar todos os demais perante os Organizadores para todos e quaisquer fins.

2.4.          O autor do Trabalho selecionado deverá comparecer no local de realização do Festival nos dias e horários de montagem / preparação de sua atividade conforme indicado no Manual do Participante, assim como ali comparecer / permanecer durante todos os dias e horários necessários a realizar sua apresentação ou atividade. No caso de menor de idade, deverá estar este sempre acompanhado de um de seus pais ou de responsável legal, devendo ambos portar documento de identificação e, se for o caso, autorização legal.

3.     Processo de Seleção

3.1.          Através do presente Processo de Seleção serão escolhidos, no mínimo, 30 (trinta) Trabalhos. A quantidade definitiva de Trabalhos a serem apresentados no Festival da Matemática será definida a exclusivo critério dos Organizadores em função, conforme for o caso, do tempo das apresentações / atividades propostas (palestra, obra audiovisual, talk show, jogos e afins) e/ou do espaço / estande e recursos necessários à sua montagem.

3.2.          O prazo para inscrição dos Trabalhos inicia-se em 21 de setembro de 2016 e encerra-se em 21 de novembro de 2016, podendo ser prorrogado a exclusivo critério dos Organizadores.

3.3.          Somente serão avaliados os Trabalhos (redigidos em português) inscritos e entregues (isto é, uploaded), dentro do prazo acima, através da seção deste site destinada a tal propósito e que atendam a todos os quesitos ali e neste Regulamento constantes. Os Organizadores não se responsabilizam pela perda de prazo ou impossibilidade de análise do Trabalho proposto, caso tal decorra por problemas de conexão ou incompatibilidade de linguagem computacional.

3.4.          Os Organizadores, antes de selecionar um Trabalho, poderão solicitar do proponente determinadas adaptações / alterações – notadamente de tempo de apresentação e/ou de espaço ou recursos necessários –, de modo a poder adequá-lo à grade de apresentações e/ou aos recursos disponíveis no Festival. A solicitação de alterações não garantirá a seleção do Trabalho.

3.5.          O não fornecimento de todas as informações solicitadas para a inscrição do Trabalho ou a prestação de informações incorretas, incompletas ou falsas; a apresentação de trabalho que não atenda os objetivos do Festival; que seja plagiado ou contenha alguma forma de violação a direitos de propriedade intelectual de terceiros ou, ainda, de origem duvidosa, será motivo o bastante para a sumária e irrecorrível exclusão / rejeição do mesmo.

3.6.          O autor / apresentador do Trabalho deverá ter, no mínimo, 12 (doze) anos completos na data de encerramento das inscrições (ou seja, 21.11.16) e, se selecionado, um de seus pais ou responsável legal deverá representa-lo em todos os atos que se façam necessários.

3.7.          Não há restrições para que alunos do IMPA e da SBM submetam Trabalhos seus ao Processo de Seleção objeto do presente, vedada, porém, a inscrição de Trabalhos formulados com a participação ou sob a orientação de integrantes banca avaliadora.

3.8.          No caso de atividade que necessite de espaço físico para exposição, a proposta de Trabalho deverá ser planejada para que possa ser executada com os seguintes recursos fornecidos pelos Organizadores: área de 3,00 x 2,00 x 2,20 m (h), com 02 tomadas de 3 kVA cada uma, carregadores para auxílio na montagem e limpeza (Obs.: todo e qualquer outro recurso, caso previamente autorizado pelos Organizadores, deverá ser providenciado e custeado pelo autor do Trabalho).

3.9.          Os Trabalhos inscritos serão avaliados por banca formada por Professores escolhidos e indicados pelos Organizadores que dará, com total autonomia e independência, uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), de conformidade com critérios previamente fixados pelos Organizadores a seu único e exclusivo arbítrio.

3.10.       A posição, no ranking geral, do Trabalho apresentado não garante a sua escolha para apresentação no Festival posto que também serão consideradas a viabilidade técnico-operacional de sua montagem e a sua semelhança e/ou coincidência com o tema de outros trabalhos (concorrentes ou não).

3.11.       Os nomes dos Trabalhos selecionados a participar do Festival da Matemática juntamente com os nomes de seu(s) autor(es) e da instituição a que está(estão) este(s) vinculado(s) serão divulgados, neste site, até a data de 23 de janeiro de 2017, podendo os Organizadores, mediante simples comunicação postada neste site, alterar este prazo a qualquer tempo.

3.12.       A decisão dos Organizadores sobre a inclusão ou não de qualquer Trabalho inscrito dentre aqueles que serão apresentados no Festival será final e irrecorrível, sendo desnecessária qualquer justificativa por parte dos Organizadores ou banca avaliadora.

3.13.       Todo o Processo de Seleção dar-se-á pela Internet, através deste site, não sendo admitidas – e, portanto, consideradas nulas e de nenhum efeito – comunicações diretas de proponentes com quaisquer dos Professores da banca avaliadora e/ou com os Organizadores, seja pessoalmente, por carta, e-mail (salvo o deste próprio site), telefone ou outra forma qualquer.

4.     Disposições Gerais

4.1.          A participação de toda e qualquer pessoa neste Processo de Seleção assim como no Festival da Matemática, dar-se-á sempre voluntariamente e sem qualquer tipo ou espécie de compensação ou pagamento, seja a que época, título ou pretexto for.

4.2.          Os Organizadores poderão, a todo e qualquer tempo, alterar ou complementar qualquer dos termos e condições deste Regulamento, disponibilizando a nova versão neste site.

4.3.          Todas as questões fundadas em casos omissos e que demandem complementação ou alteração deste Regulamento serão decididas / realizadas pelos Organizadores sem qualquer direito a recurso ou de ação.

4.4.          A critério dos Organizadores, este Regulamento (e bem assim as suas eventuais alterações) poderá ser levado a registro em Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Comarca do Rio de Janeiro, RJ, caso em que o respectivo número e os das subsequentes averbações serão informados neste site.

4.5.          O presente Regulamento consiste num acordo entre o proponente autor do Trabalho e os Organizadores do Festival da Matemática e é regido pelas leis brasileiras, elegendo-se o Foro Central da Comarca do Rio de Janeiro, RJ, como o único competente para processar e julgar toda e qualquer ação nele fundada.

PROGRAMA PARCEIRO
PARCEIROS ESTRATÉGICOS
REALIZAÇÃO
PATROCINADOR OFICIAL
APOIO